7 de junho de 2010

Definição de metas em projetos


Dois filmes que assisti em sequência trouxeram um tema que foi rapidamente comentado em Definição de Responsabilidades - a meta.

Os filmes O Livro de Eli e A Estrada apresentam um mundo pós apocalíptico, onde a sobrevivência é uma luta diária dos protagonistas. Em meio ao caos absoluto, Denzel Washington caminha rumo ao Oeste, levando consigo um cobiçado livro - a Bíblia. Para ele, essa travessia épica só terminará quando o livro for entregue a um merecedor, para disseminar os ensinamentos.

Viggo Mortensen e Charlize Theron formam um casal em A Estrada. Essa película mostra de maneira bastante convincente a diferença entre alguém que tenha uma meta e aquele que já perdeu suas esperanças. Mortensen permanece focado e determinado, lutando contra seja-lá-quem-for para manter vivo seu filho. Um contraponto a outros que ficam pelo caminho, sem motivação para continuar.

O desafio desse post é manter a ideia do tema sem entregar os filmes. Instigar ao leitor a vontade de assisti-los, mesmo que não sejam nenhuma obra prima.

Eli, em uma passagem do filme me fez recordar do treinamento que tive com Alexandre Magno em Scrum. Um dos exercícios realizados por Magno ocorre dentro da sala de aula, onde uma bola é colocada sobre a mesa do professor. Os participantes divididos em equipes devem propor o menor número de passos para que cada um chegue a meta: pegar a bola. A equipe vencedora deve comprovar a proposta executando o caminho até alcançar a meta. Em um determinado momento a bola é retirada pelo Alexandre sem que ninguém perceba o seu movimento. A equipe continua a execução dos passos e só nota que não alcançou a meta já com a tarefa concluída.

Perseguir uma meta não implica em não acompanhá-la e reavaliá-la no decorrer da atividade. Ao contrário, devemos mensurar frequentemente se estamos no caminho correto, se a meta se mantém inalterada ou se podemos fazer outro caminho de menor custo para atingi-la de maneira mais eficaz. Essa reavaliação da meta é realizada por Eli, mesmo com a meta comprometida, o protagonista reavalia as ações para que a meta seja finalmente alcançada.

Essa meta, trabalhada com maior clareza em metodologias ágeis como o Scrum, é a força motriz das equipes, que iniciam um trabalho sabendo claramente o que deve fazer e até onde devem chegar. Sem esquecer de manter os olhos na atividade e na meta, conforme exemplo supracitado.

Um claro exemplo de metas bem definidas é apresentado no livro A cabeça de Steve Jobs, de Leander Kahney. O autor comenta que diversos produtos são mantidos em absoluto segredo. A maioria dos lançamentos são novidades também para grande parte da Apple. Mas como isso funciona? Como alguém consegue desenvolver sua tarefa de criar a interface gráfica do IPhone sem conhecer todo o projeto? A resposta está na ótima definição de meta utilizada pela empresa.

Defina metas que estejam alinhadas ao projeto ou a seus objetivos pessoais e se torne mais eficaz profissional e pessoalmente.

Abraço.

Referências:
KAHNEY, L. A cabeça de Steve Jobs.
HILLCOAT, J. A Estrada. Filme com Viggo Mortensen e Charlize Theron.
HUGHES, Brothes. O Livro de Eli. Filme com Denzel Washington e Gary Oldman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário