7 de julho de 2010

Curso e Certificação ITIL


Recentemente fiz o curso e a certificação em ITIL V3 Foundation - Information Technology Infrastructure Library, que consiste em um conjunto de boas práticas para a provisão dos serviços de TI.

Um dos quesitos que me chamou atenção para o ITIL foi a constante preocupação com o negócio. Todos os processos ITIL tem alinhamento cuidadoso em relação aos interesses do cliente, ao que traz maior retorno.

É um novo paradigma para TI, que geralmente é considerada como custo, com retorno errático dos investimentos e consequente insatisfação dos clientes. Ainda é muito normal assistir a rivalidades entre negócio e TI, onde o empurra-empurra dos projetos não pode explodir nas mãos de nenhum dos lados.

Isso existe. E uma das propostas do ITIL é exatamente o contrário - gradativamente unir forças entre a TI - cada vez mais imprescindível, e o negócio - da onde nasce grande parte dos projetos de uma empresa.

Mas essa boa prática não se resume em atender os clientes com qualidade. O ITIL vai muito além disso. Baseado em um ciclo de vida simples e funcional, esse modelo de provisão à serviços tem entre outros objetivos prover valor aos serviços enquanto balanceia e saneia os riscos, estes alinhados com o retorno.

O ciclo de vida ITIL possui as seguintes fases:


  • Estratégia de Serviço: Orientações para desenhar, desenvolver e implementar o Gerenciamento de Serviços;
  • Desenho de Serviço: Orientações para desenhar e desenvolver serviços e os processos de Gerenciamento de Serviços;
  • Transição de Serviço: Interface entre o Desenho do Serviço e a Operação de Serviço;
  • Operação de Serviço: Orientações para trazer ao dia-a-dia maior eficiência e eficácia na entrega dos serviços;
  • Melhoria de Serviço Continuada: Identificar e melhorar os serviços de TI, bem como manter alinhados com as mudanças do negócio.
A Certificação

Foram três dias de curso bastante interessantes, temperados por situações práticas comentadas pelo instrutor Giovanni Pengue. Ao final do terceiro dia, foi aplicada a prova de certificação.

A prova de certificação tem 40 perguntas de múltipla escolha, que devem ser respondidas em 60 minutos. Passa aquele que acertar 65% da prova, ou seja, 26 questões.

Como o ITIL tem muitos processos e conceitos, que por vezes causam confusão caso o candidato não tenha se preparado para a prova adequadamente. Estudei algumas semanas antes do curso por apostilas que consegui na Internet. Durante o curso, para aqueles que tem interesse em fazê-lo, a sugestão é fazer uma leitura de fixação após cada conteúdo de um dia. Com esse modelo de estudo, meu resultado na prova do EXIN foi de 39 acertos, cerca de 98% da prova, em aproximadamente 20 minutos de exame.

Ao final do exame, você recebe um relatório apontando seu desempenho, clique aqui para visualizar.

A prova do ITIL Foundation não exige que o candidato tenha participado de um curso oficial, portanto, se você desejar seguir um caminho solo, é possível. Na PROMETRIC, por exemplo, você pode comprar a prova e realizá-la em centros espalhados por todo o país. A EXIN também certifica profissionais ITIL, no entanto, atualmente não possui escritório no Brasil. A ISEB e a Person VUE são outras duas instituições autorizadas para promover as certificações ITIL.

Quaisquer dúvidas sobre o conteúdo, o curso ou a certificação me coloco à disposição.


Fique atento porque em breve postarei o mapa mental do ITIL V3 Foundation e conceitos em maiores detalhes. Até lá!

Abraços.

Referências
COPUTERWORLD. TI busca saídas para atender às exigências dos negócios. Disponível na internet em: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/07/01/ti-busca-saidas-para-atender-as-exigencias-dos-negocios/. Acessado: 2010.
EXIN. Disponível na internet em: http://www.exin-exams.com. Acessado: 2010.
ISEB. Disponível na internet em: http://www.bcs.org. Acessado: 2010.
PROMETRIC. Disponível na internet em: http://www.prometric.com. Acessado: 2010.
VUE. Disponível na internet em: http://www.vue.com. Acessado: 2010.
Imagem: Ciclo de Vida ITIL V3. Disponível na internet em: http://www.overti.es/procesos-itsm/.
Acessado: 2010.

3 comentários:

  1. 1. Quero essa metodologia lá no meu trabalho.
    2. 98% em 20 min?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Descobri esta semana o Xmind e estava ontem à noite procurando um mapa sobre o Itil... Baixei alguns, e iria traduzir hoje pela manhã... Seria interessante você disponibilizar no site deles (share), assim outros usuários poderão ter acesso ao seu mapa, que ficou excelente! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristiano, obrigado pela visita e pela dica de socializar o mapa mental. Vou providenciar!
    Abraço!

    ResponderExcluir