9 de junho de 2010

Opinião: Estilo Google

Quando o novo lhe é apresentado, por vezes, no ímpeto de manter a inércia, você pode rejeitar uma ótima ideia. Uma das ideias polêmicas que sempre me atraiu é o estilo de trabalho que costumeiramente o pessoal atribui ao Google. Um estilo mais liberal, onde a criatividade é estimulada de diferentes formas - total sinestesia.

Muitos podem dizer que não funciona; que depende da maturidade da equipe; que a filosofia da empresa não se adapta ao estilo mais liberal. Toda a sorte de razões existem para o continuísmo.

Costumo dizer que para construir uma ideia são necessários argumentos sólidos e convincentes. Por outro lado, para destruir a mesma ideia existem muitos argumentos a mais. Construir é infinitamente mais difícil que destruir.

O que precisamos é voltar a enxergar a cada momento que deparamos com o novo. Buñuel e Dali brincaram com essa ideia quando apresentaram ao mundo o Cão Andaluz - um curta surrealista, que caiu no gosto de poucos. A clássica sequência em que o olho da atriz é cortado com uma navalha e o jogo de imagens com a lua cheia e as nuvens é fantástica e simboliza essa quebra de paradigma e o desapego dos pré-conceitos.

É isso aí! Para receber uma ideia revolucionária é preciso se despir da maneira de como vemos o mundo. É abrir a cabeça, reavaliar conceitos e se perguntar: por que não ousar?

Os princípios desse ambiente "Google" são a motivação e o comprometimento. A motivação gerada pelo ambiente leve e descontraído, propício para inovação e a criatividade; e o comprometimento de garantir o que foi acordado, de cumprir as metas que inevitavelmente serão desafiadas.

Esse é o "contrato" entre as partes. Não cumpriu? Lamento, até outro dia. Simples assim. É lógico que a ideia não é demitir todo mundo. O ponto central está a um passo atrás: é se cercar do melhor e adotar um estilo Steve Jobs: contratar os profissionais nota 10 e se desfazer dos que recorrentemente não conseguem atingir as metas.

Se você contrata um profissional apenas para preencher uma vaga, certamente terá problema. Vai dispensar muita gente e gastar muito com processos seletivos antes de montar uma boa equipe. Um gasto grande para a empresa.


Uma opinião. Qual é a sua?

Abraço.

2 comentários:

  1. Gostaria de lembrar que ambientes de trabalho arcaicos, geram insatisfação nos colaboradores, que começam a procurar outros locais de trabalho. Não vejo, hoje em dia, necessidade de tanto controle, vira uma bola de neve, pessoas para controlar outras pessoas (será que consegui passar a ideia).

    ResponderExcluir
  2. Passou a ideia sim! Por vezes esse controle chega a níveis de micro-gerência, o que acho bastante desgastante para quem cobra e quem é cobrado.
    Também acredito que devamos buscar a autonomia para autogerência e construir um ambiente adequado e leve.

    Abraço!

    ResponderExcluir