Muito se comenta que líderes de equipe devem manter a produtividade, planejar entregas de produto a partir de um indicador individual ou coletivo, tudo em prol do resultado.
Por vezes os líderes negligenciam o fator humano frente esses indicadores. Acredito nos indicadores, mas números são frios e devem ser analisados de forma criteriosa. O grande motivo para esse meu ceticismo pelos números é a questão motivacional da equipe.
Chiavenato afirma que "o primeiro passo para se conhecer a motivação humana é o conhecimento do que ocorre no comportamento das pessoas". Mas afinal, o que é motivação? Greenber define como o "processo que desperta, dirige e mantém um comportamento que se orienta para um determinado objetivo". Para Frankl, “a busca por um sentido na vida é a principal força motivacional do ser humano”.
Trazendo para a realidade profissional, uma pessoa estará motivada, dentre outras razões, quando as ações que ela executa são convergentes com os objetivos pessoais traçados.
O psicólogo norte americano, Abraham Maslow, apresentou na década de 50 o estudo sobre a Hierarquia das Necessidades.
Fonte: Wikipedia
Maslow defende que uma necessidade mais próxima da base da pirâmide deve ser saciada para que se precise satisfazer a necessidade imediatamente acima, assim, o homem é motivado por suas necessidades, em diferentes graus de importância.
Hierarquia das Necessidades
Esteja sempre preocupado com a remuneração dos seus liderados. A atenção para esse fato se deve na satisfação de uma necessidade básica - a Fisiológica. Além disso, avalie também a adequação do ambiente físico de trabalho; evite sensação de confinamento, por exemplo.
Analise a adequação do profissional às atividades que ele desempenha. Veja se o perfil se encaixa na atividade executada e se há algum sinal de insatisfação. Atenção aos processos e não disponibilize aos funcionários um ambiente mal-estruturado e com políticas imprevisíveis. Esses fatores atendem as necessidades de Segurança.
A terceira necessidade apontada por Maslow é a Social (Amor/Relacionamento). Todo o ser humano é social, precisa de conexão, toque, cumplicidade, relacionamento, interação. Profissionalmente, é o desejo por um relacionamento interativo com a chefia, colegas e subordinados. Encontros fora do serviço, esporte, ou uma comemoração por uma grande entrega de projeto são algumas ações que ajudam a atender as necessidades sociais.
Penúltimo item da pirâmide consiste na busca pela autoconfiança e pela sensação de utilidade - Estima. Aqui nesse item voltamos a conversar sobre salário, pois um profissional se sentirá confiante e útil, não somente, mas também por como ele é remunerado.
Seja imparcial e justo frente a todos na equipe. Como líder, não traga para o grupo a sensação de iniqüidade, a famosa “panelinha”. A autonomia e o prestígio profissional são outros fatores importantes para essa necessidade. Proporcione isso!
A presença do líder é importante, como um coach, como um mentor, para apresentar o caminho, para construir juntos o prestígio e conquistar a autonomia. Para isso o feedback é importante.
No livro O Gerente Minuto, o feedback, é chamado de elogio-minuto ou repreensão-minuto e deve seguir as regras:
- Elogie ou repreenda o comportamento, sinceramente;
- Imediatamente após identificar a necessidade de feedback;
- Seja específico, cite apenas o fato que motivou a elogiar ou repreender;
- Diga ao profissional o que ele fez de certo ou errado;
- Diga como você se sente a respeito disso;
- Sinceramente, encoraje o profissional.
Estamos acostumados a sermos surpreendidos por alguma coisa de errado que fizemos. Quase nunca somos surpreendidos positivamente, apontando uma ação de sucesso. Vamos mudar isso?
Por fim, Maslow classifica a Auto-realização no topo da pirâmide, que é motivado pelo sucesso e o prazer profissional; é usar as potencialidades: criatividade, espontaneidade, solução de problemas. Proporcionar liberdade, confiança e autonomia é o papel do Líder. E acima de tudo não temer, pois se ele chegou ao topo é também graças a sua liderança.
Para finalizar, Waldez Ludwig comenta em suas palestras que “na economia baseada em conhecimento, o que importa é a inovação, que corresponde ao único fator de competitividade das empresas. E a inovação é derivada de pessoas, ou seja, o ser humano deve ser a chave da estratégia das empresas”. Fica claro que a motivação deve estar na agenda de qualquer líder de equipe.
Abraço.
Referências:
BLANCHARD, K., & JOHNSON, S. (2008). O Gerente Minuto. Record.MELO, A. & MARQUES, I. A importância do fator motivacional no trabalho. Disponível na Internet em: http://www.unievangelica.edu.br/gc/imagens/file/revistaadministracao/pdf5/Microsoft%20Word%20-%20Artigo%20A%20importanciArtigo%20revista%20Ieso%20Costa.pdf. Acessado em 2010.WIKIPEDIA. Abraham Maslow. Disponível na Internet em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Maslow. Acessado em 2010.
http://zapppsr.blogspot.com/2010/03/conheca-esse-tal-ser-humano.html
ResponderExcluirAlém de Maslow, inúmeras teorias abordam o assunto motivação.
ResponderExcluirBoa dica do Zapprs.
Vale a lida!
Obrigado Paulo!