13 de junho de 2010

Liderança Paternalista

Seguindo nos posts sobre estilos de liderança, comento agora sobre um líder bastante carismático e humano, o que poderíamos classificar como a antítese da liderança coercitiva - me refiro ao líder paternalista ou afiliativo.

Esse líder cria harmonia e investe nos laços afetivos. É uma pessoa extremamente fácil de conviver e tem como lema central "as pessoas em primeiro lugar".  E nesse ponto o líder afiliativo tem toda a razão, pois sem nenhuma dúvida podemos afirmar que o capital humano é o que uma empresa tem de mais importante.

Líderes com essa característica acreditam que melhores resultados são obtidos com um ambiente agradável, baseado na amizade e com autonomia. Certamente é um dos estilos mais adequados para o auto-gerenciamento, pois tem como princípio dar liberdade aos liderados para a execução dos trabalhos.

Inegavelmente o estilo paternalista promove a harmonia entre a equipe, tanto que é indicado em casos onde o grupo apresenta situações de estresse ou algum tipo de conflito interno. O líder com foco nas pessoas, que valoriza o indivíduo acima dos prazos e objetivos, tem facilidade em perceber momentos críticos e agir para trazer de volta a harmonia, a motivação e a moral da equipe.

Um dos impactos positivos do líder afiliativo é na comunicação. Como desenvolve uma gestão baseada em laços afetivos, existe a liberdade de expressar ideias e um ambiente colaborativo. Essa melhoria na comunicação é consequência das relações de amizade, pois é muito mais fácil se expressar quando se tem afinidade e abertura.

Com todo esse ambiente comunicativo é natural que a equipe seja mais criativa e que inove mais. E é isso que acontece em lideranças afiliativas. É possível notar como uma coisa leva a outra:
  • (Eu, liderado) Tenho abertura com o líder;
  • O ambiente é flexível e me permite inovar e ser criativo;
  • Posso expressar ideias;
  • Continuo a contribuir, pois sei que sou ouvido;
  • Dessa forma, me sinto parte dos resultados...
É um ciclo extremamente positivo. Imagine as consequências nos resultados dos projetos. Imaginou?

Imagine agora a lealdade que a equipe tem para com o seu líder.

Infelizmente o estilo afiliativo não tem só características positivas. O líder paternalista dá feedbacks generosos aos seus liderados, no entanto peca em situações onde o desempenho é fraco. São líderes próprios para equipes mais maduras e com um senso de auto-gerenciamento aguçado.

Como estamos acostumados a ouvir - os extremos são perigosos. Nesse caso, é mais uma prova que o uso exclusivo de um estilo de liderança pode comprometer o resultado final esperado. Assim, a liderança afiliativa deve ser aplicada de forma ponderada com base na equipe que o líder tem nas mãos.

Abraço.

2 comentários:

  1. :) Conheço um lider assim, mas ele não é extremista (pelo menos não o considero assim)
    :D
    Faz um bem pra equipe danado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Uma das qualidades de um bom líder é o equilíbrio, principalmente no estilo. Um líder paternalista desperta um bem estar na equipe bastante visível. Dá pra ler isso no seu comentário :)
    Abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir