28 de setembro de 2010

Líder Marcador de Ritmo

Pense naqueles filmes antigos, onde grandes barcos atravessavam oceanos com a força de um grande número de remadores, onde estes mantinham o ritmo ao som de um tambor. O cenário é bem semelhante, e apesar de atingir a meta de percorrer longas distâncias toda a tripulação chegava exaurida ao destino final.  Essa é uma analogia a esse tipo de liderança, que precisa ter o controle total da situação.

Dirigido a altos padrões de desempenho, logo nota-se que o estilo marcador de ritmo não cabe bem a todo o tipo de equipe ou situação.

Tem característica de apresentar resultados rápidos quando aplicada, no entanto, o impacto ao clima da equipe em geral é negativo. É comum, no estilo marcador de ritmo, a cobrança mais próxima do líder sobre o liderado.

Esse líder tem consciência e o impulso para atingir as metas. Segue propostas "faça como eu faço" e "já terminou o que combinamos?", o líder marcador de ritmo é orientado a tarefas e tem a tendência do micro-gerenciamento. Apesar disso, é um bom estilo para ser aplicado com brevidade em equipes competentes e altamente motivadas.  Em geral a equipe não aprecia esse tipo de liderança, mas pode ter bons resultados com liderados que tenham baixo nível de maturidade.

Orienta-se ao líder o uso moderado desse estilo de liderança, intercalando com um estilo mais empático, como o democrático, por exemplo.
Abraço.

Referência:
GAUDENCIO, Paulo. Superdicas para se tornar um verdadeiro líder. Editora Saraiva, 2009.

Um comentário:

  1. gostei do blog. já virei seguidor aqui e no twitter! depois volto pra comentar melhor.

    ResponderExcluir