8 de setembro de 2010

Líder Treinador

Dando sequência aos estilos de liderança, chegamos ao líder treinador.

O termo treinador remete às práticas desportivas, onde o líder é aquele que treina a equipe, que tem maior experiência e por vezes já viveu na pele aquilo que o desportista está enfrentando, por esse motivo, o lema desse líder é "tente isso".

O treinador não está focado diretamente nas tarefas. Ele promove atividades com o objetivo maior de desenvolver os liderados, num processo artesanal de identificar individualmente os pontos fortes e fracos de cada liderado. Com isso em mãos, ambos, líder e liderado tem conhecimento dos limites e traçam o melhor caminho para alinhar expectativas pessoais com as responsabilidades profissionais.

Não é um estilo de liderança de curto prazo, ao menos para os resultados que visam o desenvolvimento pessoal. Por outro lado, o resultado no ambiente é imediato. O líder treinador tem por hábito melhorar o clima da equipe, pois promove o diálogo e não se preocupa apenas com o aspecto profissional. Esse líder sabe que um liderado motivado, mesmo que indiretamente, responde com bons resultados profissionais.

O que faz desse estilo ser pouco utilizado, pelo menos no mundo dos projetos, é a dedicação que o líder deve ter e o tempo destinado ao acompanhamento dos liderados, de forma individual.

Além disso, as difíceis competências emocionais que caracterizam os treinadores nascem no altruísmo do desenvolvimento dos liderados, passando pela autoconsciência até chegar na empatia, tão pouco utilizada por outros estilos de liderança.

Semelhante ao estilo democrático, o líder treinador demonstra a importância de cada membro da equipe e tem a capacidade de delegar, dar autonomia e independência aos liderados. Dessa forma, esses líderes conseguem um grande comprometimento da equipe, por proporcionar um ambiente confortável, aberto ao diálogo e de confiança.
 

Abraço.

Referência:
GAUDENCIO, Paulo. Superdicas para se tornar um verdadeiro líder. Editora Saraiva, 2009.

2 comentários:

  1. Fazia tempo que não postava nada hein!!! Já tava ficando sem material para ler. Mais uma vez, parabéns pelo post!!! Até dia 20.

    ResponderExcluir
  2. Sem material pra ler Marcelo? Não acredito! Vai ler o PMBOK!

    Abraço!

    ResponderExcluir