16 de maio de 2010

Inovação

Vamos entrar em um acordo? Frases do tipo "Para que mudar?", "Sempre foi feito assim!" ou ainda, a famosa "Não vamos mexer em time que está ganhando" devem ser abolidas do jargão corporativo.

Sabemos que ocorre muita relutância pelo novo, mas convenhamos, são frases clichê. E pior, são frases que bloqueiam a criatividade, o desenvolvimento, a evolução ou a melhoria no processo.

A Google, uma das empresas mais admiradas e referência no quesito inovação, se reiventa a cada 18 meses. De acordo com o presidente no Brasil, Alex Dias, a necessidade de atualização é diária.
 
A 3M, uma das empresas que mais investe em inovação no mundo, dedica cerca de 6% das vendas anuais em Pesquisa & Desenvolvimento. Para ter um comparativo, as empresas alemãs são as que mais investem em P&D no planeta, cerca de 3%. Empresas brasileiras investem pouco mais de 1%.

A partir desses números é concebível a 68ª posição do país na lista dos mais inovadores, descendo 18 posições em comparação com os números de 2008. De acordo com o Relatório da Escola Mundial de Negócios Insead (2010), os países mais inovadores são respectivamente Islândia, Suécia e Hong Kong [FRANCESCHINI].

Para mudar esse cenário, a inovação deve ser tratada como diferencial competitivo e fator motivacional, passando por investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento, treinamento e infra-estrutura, além de proporcionar condições ideais para a criatividade.

Fico impressionado quando componentes de uma equipe são penalizados por um "gold plating"; o plus; o diferencial; aquilo que o cliente não solicitou, mas que fará toda a diferença.

Esse plus, por vezes é o único momento de inovação do profissional. É o espaço que ele encontrou para demonstrar o seu potencial. Essa criatividade é podada, assim como toda e qualquer demonstração não planejada de inovação, transformando uma pessoa em um autômato, sem a capacidade ou iniciativa de criar.

Nesse momento entraríamos na conversa de prazos apertados e custos reduzidos. Mas pergunto: até quando você quer ser mais um? Busque a diferença e fuja da mediocridade. Se você esperar o momento ideal para inovar, garanto que esse momento nunca virá.

E lembre-se, a oportunidade de inovar é exatamente quando estamos no auge. Não espere seu time perder para mudar, como afirma Waldez Ludwig no vídeo Quando Inovar.

Um exemplo de inovação como diferencial competitivo está no vídeo a seguir, da campanha italiana da Heineken. Veja e se inspire na criatividade, na inovação e no retorno obtido pelos publicitários italianos.


Abraço.

Referência:
FRANCESCHINI, Paula. O Brasil é um país inovador? Disponível na internet em: http://www.bloginovacao3m.com.br/index.php/o-brasil-e-um-pais-inovador. Acessado: 2010.
COSTA, J. (Maio 2010). As regras do jogo no Google. VOCÊSA.

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