3 de maio de 2010

Escopo Negativo

Você já se deparou com uma solicitação inusitada, de grande impacto ao projeto, mas que não estava prevista no projeto? Você até conhecia os riscos dessa solicitação vir a ser levantada em algum momento, mas preferiu tratá-la de maneira informal.

Muitos autores defendem que grande parte dos problemas em um projeto é devido à má definição do escopo. Investimos boa parte do tempo criando as especificações para definir e gerenciar o escopo. No entanto, basta uma única solicitação para colocar todo esse trabalho em risco.

Como justificar que a alteração de escopo não será desenvolvida? O documento de Declaração de Escopo (download do modelo), no tópico Limites do Projeto, auxilia a evitar que demandas fora do escopo possam comprometer a saúde do projeto e ao mesmo tempo exige que as partes envolvidas entrem em comum acordo na fase de desenvolvimento.

O Limite do Projeto ou Escopo Negativo define funcionalidades relacionadas ao sistema, mas que não serão desenvolvidas. É interessante agregar uma justificativa para o não atendimento desse requisito. Também denominado Não-Escopo ou Exclusões Específicas, esse tópico se tornou importante em um projeto que participei como gerente.

Durante as conversas pré-projeto muita informação importante pode ser levantada. A primeira delas é a necessidade do desenvolvimento de uma nova versão para uma ferramenta já existente. Como seria um novo desenvolvimento foi levantada a necessidade de migração dos dados.

Quem trabalhou com a transposição de dados entre sistemas conhece o quanto é problemático projetos que envolvam migrações entre versões inteiramente diferentes, com impacto grande no fator tempo. Tendo como empecilho o prazo curto, foi realizado um trabalho para levantamento da real necessidade dessa etapa no projeto e chegou-se a conclusão de que a não migração dos dados não inviabilizaria o projeto. Aqui fica a dica: conheça as necessidades do seu cliente para que o esforço da equipe não seja direcionado para requisitos descartáveis.

Como todo projeto, algumas decisões são tomadas depois do escopo fechado. E qual foi a minha surpresa em ver como assunto de uma reunião posterior ao fechamento do documento de Declaração de Escopo, um tema já debatido e acertado entre os envolvidos - a migração dos dados.

Foi graças ao documento de Declaração de Escopo, mais especificamente o tópico Escopo Negativo que garantiu a manutenção dos prazos e continuidade do projeto. 


Meu objetivo com esse post é chamar a atenção para o tamanho do auxílio que esse pequeno item da Declaração de Escopo pode proporcionar. Portanto, da próxima vez que você for determinar o escopo do projeto, não esqueça de fechá-lo definindo quais os seus limites. É imprescindível descrever formalmente até onde vão os requisitos e deixar claro para o cliente o que está dentro e o que está fora.

Abraço.

Referência:
Imagem: Diego de Los Campos: desenhos: Dsc04013. Disponível na Internet em: http://deloscampos.multiply.com/photos/photo/87/13

Um comentário:

  1. Ok concordo que a definição do escopo é de fundamental importância na hora de detalhar o que será feito e principalmente o que não será feito.
    Porém acredito que quando acontece a situação comentada “Você até conhecia os riscos dessa solicitação vir a ser levantada em algum momento, mas preferiu tratá-la de maneira informal”pode ser identificada uma grande falta de comunicação entre o gerente de TI e seu cliente. Pois, salvo alguma exceção, na maioria dos casos o cliente de um gerente de TI infelizmente possui um conhecimento muito limitado da área e principalmente por esse motivo acaba não se atentando ao impacto de alguns detalhes que podem vir a se tornar um grande empecilho no projeto.
    Então independente do tamanho do projeto que está sendo desenvolvido é de fundamental importância que ambas as partes envolvidas convencem sobre todos os detalhe e minúcias que permeiam o projeto para que em comum acordo elaborem a declaração de escopo e evitem surpresas desagradáveis ao longo do processo.

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