31 de maio de 2010

Opinião: Certificações


Esse é um novo formato de post, curto e mais despretensioso, mas que tem o objetivo de por em discussão algum assunto que foi polêmico e que tive a oportunidade de participar, a partir, é claro, das minhas opiniões. O antigo formato continua.

Fiquem bastante a vontade para refutar quaisquer das teorias ou opiniões expressadas por mim, pois adianto que não quero e muito menos sou o dono da verdade, longe disso.

Vamos lá!

Estava ouvindo o novo da Norah Jones e trabalhando, quando ouvi um diálogo interessante sobre certificações. É um assunto polêmico, pois divide bastante as opiniões. A certificação comentada era PMP e enquanto um argumentava que não era interessante, pois aplicar os processos do PMBOK não era tarefa fácil e muito menos viável no cenário da organização onde trabalhamos, o outro defendia a certificação, mas questionava se um papel atesta que você realmente conhece sobre o assunto.

Não é fantástico ouvir essas conversas? Mas legal ainda é participar da discussão. Tirei o fone e sutilmente, (para os envolvidos talvez o "sutilmente" não seja a melhor palavra, mas deixo para eles reclamarem), expressei minha opinião defendendo as certificações centrando nos seguintes aspectos:
  • Você não pode e muito menos deve traçar seu plano única e exclusivamente dentro dos interesses da empresa. Você deve casar os seus interesses com os planos que a empresa tem para você. Sobre isso comentei no post Lealdade da Equipe.
  • Concordo que um profissional certificado não necessariamente saiba mais ou é melhor do que outro sem a certificação. Mas pense em um profissional que queira ingressar na docência. Desconhecido no mercado, como ele poderá atestar seu conhecimento não sendo através de currículo e comprovação de experiência?
  • Muitas empresas estão requisitando profissionais com PMP. Por que será? Particularmente sou bastante contra a ambientes que beiram o caos. Para alguns funcionam, para a maioria certamente não. Organização de processos é discutida no Scrum, Itil e até no PMBOK. Todos comentam, todos querem.
  • Para que a graduação, pós, MBA, mestrado ou certificação? Ruim com os papéis, pior sem eles.
Uma opinião. Qual a sua?
 
Abraço.

4 comentários:

  1. Concordo com o texto, mas, não concordo com a prática. Calma, eu explico: Concordo que o mercado tá pedindo pessoas certificadas, não concordo que isso seja bom pra empresa. As vezes é mais fácil tu certificar uma pessoa que tenha um perfil adequado a função, que trabalhar com uma pessoa certificada que não tenha o perfil para a função. E venhamos e convenhamos, numa entrevista de emprego tu não consegues identificar 100% o perfil de uma pessoa. That´s it folks!!!

    ResponderExcluir
  2. Taí um dos caras que deram início ao debate. Postei e ele comentou! A minha tática funcionou.

    Um dos problemas da contratação e errada é a pressa. Quando a contratação é para ontem, o processo seletivo é comprometido. Já deu uma olhada na VOCÊSA de Maio? A reportagem sobre a Google é bastante interessante e comenta sobre o processo seletivo adotado pela empresa. São várias etapas, conversas com colaboradores da área que vai trabalhar. A responsabilidade da contratação não está só com a gerência, o operacional também participa e opina. Interessante. Talvez esses profissionais certificados que não tenham o perfil para trabalhar na função fossem "descobertos" em um processo mais cuidadoso.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que uma pessoa com pós, MBA, mestrado ou certificação não necessariamente saiba mais ou é melhor do que outro que não possua esses “títulos”. Pois não basta deter o conhecimento sem aplicá-lo.

    Porém acredito que um profissional que busca alguma forma de se aprimorar, busca se atualizar tem mais chances de adquirir uma melhor colocação no mercado de trabalho. Não digo que é a forma mais adequada de avaliar um profissional, porém desde os primórdios da história passando pela evolução dos povos e das nações os “Títulos” sempre foram a forma mais relevante de “atestar” o conhecimento do indivíduo em questão.

    ResponderExcluir
  4. Dica do Marcelo Mayer: http://www.dilbert.com/2010-05-30/

    Muito divertido a tirinha do Dilbert sobre o assunto.

    ResponderExcluir