17 de março de 2010

Liderança Coercitiva

Um questionamento de amigos sobre qual o melhor estilo de liderança me motivou a realizar um breve estudo sobre o assunto. Para alguns não existe tipo de liderança. Existe o certo e os demais, errados.

E a minha resposta é que não existe o tipo de liderança certo. A liderança depende do contexto, da situação da equipe, do projeto e também da empresa.

De acordo com GAUDENCIO existem seis tipos de liderança: Coercitivo, Autoritário, Afiliativo, Democrático, Marcador de Ritmo e Treinador. Nesse post comentarei sobre o primeiro e controverso estilo de liderança - Coercitivo.

Gosto de assistir a programas de culinária como o de inglês Jamie Oliver e do Gordon Ramsey, World Class Chef e apresentador do programa que no Brasil é transmitido pelo GNT denominado Kitchen Nightmares (http://gnt.globo.com/Kitchen-Nightmares/index.shtml). Pelo nome do programa podemos ter uma ideia do nível de coerção.

O programa é um reality show de restaurantes a beira da falência, onde Ramsey entra em cena e tem uma semana para revolucionar o estabelecimento e os próprios donos, cozinheiros, garçons, ou seja, é um verdadeiro pesadelo para os envolvidos.

Invariavelmente o restaurante está em situação crítica, com equipe desmotivada e desacreditada. Ramsey tem a missão de virar a mesa.

Nesse cenário caótico o apresentador literalmente transforma o restaurante. Por vezes uma reforma no ambiente é realizada onde cores e mobiliário são mudados. Em outras oportunidades o menu é alterado, chegando a ser alterada a proposta de atividade do próprio restaurante, de fast food para churrascaria, para se ter uma ideia.

Mas toda essa mudança é leve frente a pressão psicológica realizada por Ramsey em toda a equipe do restaurante. Com autocontrole, iniciativa e foco nos resultados, o apresentador é estilo do "Faça o que eu mando", típico do líder coercitivo, o que elimina que novas ideias sejam apresentadas pelo simples fato de que elas não serão implementadas. GOLEMAN afirma que nesses casos os colaboradores se tornam "incapazes de agir por sua própria iniciativa, eles perdem o senso de domínio e sentem pouca responsabilidade pelo seu desempenho".

Intimidação e diminuição da auto-estima da equipe provocam com certa frequencia deserções de funcionários do restaurante. Mas o resultado não seria satisfatório se o chef tivesse essa postura durante todo o período de incubação dentro do restaurante. Gordon toma cuidado, porém bastante eventual, de levantar o moral do grupo ou dar elogios, o que quase sempre ocorrem no final do programa. Até lá, os envolvidos devem aturar o chef coercitivo.

Apesar de considerado um estilo que leva as piores notas quanto aos efeitos sobre os resultados e o clima organizacional [GOLEMAN], GAUDENCIO defende que há aplicações para a liderança coercitiva: crise, caos, funcionários problemáticos, virada de mesa são situações que a atuação da coerção traz benefícios.

No entanto, a liderança coercitiva deve ser usada com parcimônia, em um período curto de tempo, pois caso contrário o estilo insensível desse líder abate a moral e a motivação da equipe.

Particularmente não gostaria de fazer parte de uma equipe liderado coercitivamente. Logicamente que equipes maduras em situação normal das atividades não justificam esse tipo de liderança, porém, Ramsey comprova que em determinados casos o estilo funciona.

O programa vale a pena!

Abraço.

Referência:

GOLEMAN, Daniel. Liderança com inteligência emocional. Disponível na Internet em: http://www.mettodo.com.br/pdf/Lideran%E7a%20com%20a%20Intelig%EAncia%20Emocional.pdf. Acessado em 2010.

GAUDENCIO, Paulo. Superdicas para se tornar um verdadeiro líder.

Imagem: Diego de Los Campos: unumeno boristefa. Disponível na Internet em: http://deloscampos.multiply.com/photos/album/30/unumeno_boristefa#photo=3.jpg. Acessado em 2010.

3 comentários:

  1. Então, achei bem interessante o texto. E gostaria de acrescentar ainda, que muitas vezes a liderança coercitiva cria os problemas aos quais o GAUDENCIO propoem a sua utilização. Tipo, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

    Abraços e parabéns pelo blog. 42 - vida inteligente na internet.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda a razão Marcelo quando comenta que o estilo coercitivo pode gerar um comportamento negativo na equipe, mas o exemplo do Ramsey que foi apresentado é um tanto diferente, pois ele entrou na história após o caos já estar formado, quando todos os temperos para o surgimento de uma liderança coercitica já estavam na panela.

    Por outro lado, se uma liderança do Ramsey durasse por mais algum tempo, aí sim, a reação de toda a equipe iria ser outra e toda a conquista realizada na semana poderia ser comprometida.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. eu to fazendo um tcc sobre lidença e tanto o texto qunto os comentários me serão muito úteis -obrigada DANILA ETEC DE ITANHAÉM

    ResponderExcluir